S&P rebaixa rating da Vale, com perspectiva estável

By | 23/01/2015
Vale  (Foto: Reuters)

A agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou para BBB+, de A-, o rating da Vale, atribuindo perspectiva estável. "O rebaixamento reflete nossa expectativa de que o perfil de risco financeiro da empresa se deteriore nos próximos dois anos a um nível incompatível com o rating anterior", afirmou a agência em relatório.

A mudança também reflete a nova perspectiva da agência para o preço para minério de ferro. A S&P projeta que o preço da commodity ficará em US$ 65 por tonelada em 2015 e 2016, e US$ 70 por tonelada em 2017. A deterioração do segmento está corroendo o fluxo de caixa operacional da Vale, diz a S&P, enquanto suas despesas de capital permanecem altas.

A agência acredita que as métricas de crédito da Vale permanecerão frágeis em 2015, devendo melhorar em 2017, quando a Vale deve completar seus planos de expansão e seus volumes de produção devem atingir o pico. A S&P também rebaixou seu rating de crédito da subsidiária da Vale, a PT Vale Indonésia Tbk, para BBB+, de A+.

Revista Época Negócios