Simples: até dia 30 para aderir

By | 26/01/2015

A empresa em atividade que pretende fazer parte do Simples Nacional deverá fazer a adesão até a próxima sexta-feira , dia 30 de janeiro. Se aceita, a condição de participante deste sistema tributário retroagirá a 1º de janeiro de 2015.O prazo para o pedido de opção pelo Simples para empresa em início de atividade é de 30 dias, contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, se exigidos), desde que não tenham passados 180 dias da inscrição do CNPJ.

De acordo com a Receita Federal, o pedido de opção deve ser feita no Portal do Simples Nacional na internet (www.Receita.Fazenda.Gov br/simplesnacional), clicando em "Simples Nacional", depois em "Serviços" e, em seguida, em "Solicitação de Opção pelo Simples Nacional".

Restrições

A empresa que tiver restrições poderá regularizar, até o fim do prazo para o pedido da opção, eventuais pendências que impeçam seu ingresso no Simples Nacional, pois não será aceito o ingresso de empresas com pendências cadastrais ou fiscais nas esferas federal, estadual ou municipal. O contribuinte pode acompanhar o andamento e o resultado final da solicitação no submenu "Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional".

O regime tributário

O Simples Nacional é um regime simplificado de pagamento de tributos que visa beneficiar as pequenas e microempresas, com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões. Criado em agosto do ano passado e estendido também às empresas prestadoras de serviço, o novo regime de tributação possibilita o pagamento unificado de todos os impostos com apenas uma guia de recolhimento. Outro aceno desse sistema é a redução tributária para as empresa.

Análise tributária

Embora aparentemente vantajoso, o novo regime de tributação tem gerado dúvidas nos profissionais empreendedores. A principal é se vale a pena fazer a adesão a esse novo modelo tributário. Cálculos simulados mostram que nem todo empreendedor que aderir ao novo sistema passará a pagar menos imposto. Por isso, a orientação o empreendedor peça uma análise antes.

Negócios