Reflexões espirituais marcam retiros religiosos na Capital

By | 16/02/2015

Amadurecimento espitirual, reflexões sobre as atitudes a serem tomadas no cotidiano e comunhão com jovens também são atividades realizadas durante o feriadão de Carnaval em Fortaleza, nos retiros e encontros religiosos. Desde o último sábado, diversas comunidades religiosas estão promovendo encontros, com foco principalmente no público jovem, no intuito de estimular uma maneira diferente de aproveitar esses quatro dias.

Na Casa de Virgínia Smith, unidade do Lar Fabiano de Cristo, na Maraponga, cerca de 110 jovens participam do 17º Encontro de Mocidades Espíritas do Ceará (Emece),promovido pela Federação Espírira do Estado do Ceará (Feec). No local, repleto de árvores e espaços para confraternização, jovens de 12 a 24 anos participam de jogos, exibições de vídeos e momentos teóricos nos quais são debatidos a temática do evento, que este ano é "Morri, e agora para onde vou?". "Esse ano se comemoram os 150 anos do livro ‘O céu e o inferno ou a Justiça segundo o espiritismo’, então, todos as atividades são orientadas por essas questões", explica a coordenadora pedagógica do encontro, Michele Maranhão.

Durante todo o dia e até a noite, os momentos de estudo são intercalados com atividades lúdicas, possibilitando a integração entre participantes de diversas casas espíritas. Além dos jovens, que este ano também estão dormindo na sede do encontro, as atividades do grupo contemplam crianças de outras idades, no chamado pré-Emece. O encontro segue até amanhã, às 15h, quando será fechado com uma confraternização.

Em busca da santidade

No bairro Rodolfo Teófilo, mais de 160 jovens frequentam, desde sábado, as atividades do Acampadentro – Geração 10, realizado pela Igreja Batista Comunidade do Amor. Entre as 9h e as 20h, são realizados momentos devocionais, jogos, palestras, comunhão e grupos de discussão, além de festas temáticas, encerrando cada dia.

Este ano, o evento se orienta pela temática "Crescendo em santidade". "Nós debatemos a importância de ter um relacionamento com Deus, não por força, mas por meio do espírito. Você vai caminhando com Deus e se tornando santo", expõe a pastora Andrea  Bastos, uma das organizadoras do encontro.

Recém-casados, o publicitário Henrique Barreto, 25, e a professora Ellen Barreto, 23, participam do evento pela primeira, este ano, de um ângulo diferente, já que eles não são mais organizadores. O aprendizado dos encontros passados, entretanto, ainda reverbera na vida do novo casal."O acampamento é o momento em que a gente tem comunhão com os nossos amigos e com os nossos líderes, a gente sai renovado, pronto para viver um novo ano. E é bom ver que, mesmo a gente não estando mais na organização, esse evento continua", pondera Ellen. O Acampadentro termina amanhã, com a Festa das Cores.

Ultima Hora