Procura de empresas por crédito cresceu 5% em 2014, apurou Serasa

By | 21/01/2015
Real, moeda, dinheiro, Banco Central, Crédito,  (Foto: Thinkstock)

A demanda de empresas por crédito cresceu 5% em 2014 na comparação com 2013. O resultado foi o maior dos últimos quatro anos, segundo a Serasa Experian. O dado foi apurado pelo Indicador de Demanda das Empresas por Crédito feito pela empresa.

Um dos motivos para o aumento da procura por financiamentos, apontado pelos economistas da Serasa Experian, foi a crescente formalização dos negócios. Em nota, eles afirmam que o aumento da participação dos Microempreendedores Individuais (MEIs) no conjunto das empresas formalmente constituídas "impulsionou a demanda, mais que compensando os efeitos adversos conjunturais (juros altos e economia estagnada) que se fizeram presentes ao longo de todo o ano passado.

Os dados mostram que o maior aumento ocorreu entre as micro e pequenas empresas (alta de 5,7% em relação a 2013). As grandes empresas aumentaram em 5,4% a procura por crédito, e as médias reduziram a demanda em 4,2%. Observando os setores, os prestadores de serviços foram os que apresentaram maior apetite por crédito (+7%). No setor industrial, houve um aumento de 3% e, no comercial, 3,7%.

Em 2014, todas as regiões exibiram um aumento na procura das empresas por financiamento. As regiões Norte e Centro-Oeste registraram os maiores avanços, com altas de 10,7% e 9,9%, respectivamente. No Nordeste o avanço foi de 6,4%. No Sul e Sudeste, as altas foram bem menores no ano passado, de 3,3% e de 3,1%, respectivamente.

Revista Época Negócios