Presidência da República confirma Miriam Belchior na Caixa

By | 10/02/2015
Miriam Belchior (Foto: Valter Campanato/ABr)

Em nota oficial, o Palácio do Planalto confirmou indicação da ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior para a presidência da Caixa Econômica Federal. Miriam substituirá Jorge Hereda, que ficou no cargo durante quatro anos. A posse de Miriam está marcada para o dia 23 de fevereiro.

À frente da Caixa, Miriam Belchior ajudará o governo a tocar a terceira fase do programa "Minha Casa, Minha Vida", que prevê a construção de 3 milhões de unidades habitacionais. Dilma, Miriam e Hereda estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (10/02) no Planalto.

Na nota, a presidente Dilma agradeceu a "dedicação, a competência e a lealdade de Hereda". O ex-presidente da Caixa permanecerá no cargo até a conclusão de uma transição e a formação da nova equipe.

A saída de Hereda já era especulada em dezembro. Apesar de contar com o apoio do governador da Bahia e amigo da presidente, Jaques Wagner (PT), ele teve episódios de muito desgaste à frente da instituição, como a manobra contábil feita com recursos de cerca de 500 mil cadernetas de poupança para inflar os resultados da instituição.

Outra turbulência enfrentada por Hereda foi a corrida às agências da Caixa, em maio de 2013, por causa de rumores sobre o fim do Bolsa Família. 

Carreira
Miriam Aparecida Belchior tem 57 anos e assume a Caixa após passar quatro anos à frente do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Em 2002, ela participou da equipe de transição do primeiro governo Lula. De 2003 até junho de 2004, exerceu o cargo de assessora especial do presidente da República. No mês seguinte, tornou-se subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil. Em 2007, ela foi para a Secretaria Executiva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em abril 2010, tornou-se coordenadora-geral do PAC, antes de ser confirmada como chefe da pasta do Planejamento.

Formada em engenharia de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Miriam Belchior tem mestrado em administração pública e governamental da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

A ex-ministra foi casada com o ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, assassinado em 2002.

Revista Época Negócios