Postos começarão a receber extintores veiculares

By | 26/01/2015
Esta semana, os postos do Ecoelce começam a receber extintores de incêndio veiculares descartados. Além de fazer o descarte correto, o cliente da Coelce será beneficiado com bônus na conta de luz. 
O programa propõe a troca de resíduos recicláveis, em função das determinações da Resolução 333, de 2009, do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran).
 
Segundo a resolução, desde 1 de janeiro de 2015, os veículos automotores só poderiam circular equipados com extintores de incêndio com carga de pó ABC. Devido à grande procura aos postos de venda desse tipo de cilindro e por consequência, à falta dele no mercado, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em acordo com o Ministério das Cidades, resolveu adiar por 90 dias a exigência do uso do extintor de incêndio veicular com carga ABC. Segundo levantamento, o Brasil tem pela frente o desafio de descartar 20 milhões de cilindros veiculares.
O Ecoelce atua com 18 postos entre Capital e Interior do Ceará aptos a receber os cilindros descartados. A lista completa com endereços e horários de atendimento está disponível no site da Coelce (www.coelce.com.br).
 
O programa completou 8 anos de atuação, e já beneficiou cerca de 430 mil famílias. Isso contabiliza mais de 18 mil toneladas de resíduos e R$ 2.456.188,91 em bônus na conta de luz. Além do Ecoelce, o Corpo de Bombeiros também receberá os cilindros nos quarteis existentes no Estado. 
De acordo Sérgio Araújo, responsável pela Área de Meio Ambiente da Coelce, não há risco de contaminação do solo porque o pó químico não é poluente. “O que nos preocupa é dar a destinação adequada à grande quantidade de extintores metálicos que vão ser descartados ao mesmo tempo no meio ambiente”, destaca.
 
De acordo com peso dos resíduos, o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na próxima fatura. 
 
Pessoas físicas ou jurídicas, podem participar do programa. Basta apresentar a conta de energia em qualquer loja de atendimento ou nos pontos de coleta e receber o cartão do Ecoelce. Após o cadastro, o cliente poderá levar todos os resíduos  até o ponto de coleta de sua preferência. 

Ultima Hora