Pau da Bandeira: abertura dos festejos acontece neste domingo (31), em Barbalha

By | 31/05/2015

A festa de Santo Antônio de Barbalha começa hoje (31), a partir das 9h. A solenidade marca o início dos Festejos Juninos no Ceará.  Abertura acontecerá com a missa solene na Igreja Matriz, e seguirá com cortejo de mais de 50 grupos tradicionais populares e carregamento do Pau da Bandeira. Na tarde de hoje, uma multidão de pessoas acompanharão o cortejo e o hasteamento do mastro, dançando ao som de bandas cabaçais e de outros ritmos.

O Pau que será usado este ano, é um angico de 23 metros, pesando aproximadamente 3 toneladas. A madeira foi extraída do Sítio floresta, na zona rural de Barbalha, no último dia 15 de maio. Segundo a tradição, as mulheres que tocarem no mastro durante o seu carregamento e tomarem o chá de sua casca, irão conseguir se casar. O evento deverá atrair cerca de 400 mil pessoas e seguirá até o dia 13 de junho.

No evento estarão presentes o governador Camilo Santana, o Secretário da Cultura e do Esporte, Guilherme Sampaio e prefeitos e de secretários da região do Cariri. As comemorações acontecem há mais de três séculos e ganharam dimensões nacionais a partir da década de 1970, quando foram introduzidas às trezenas religiosas e aos eventos sociais a participação dos grupos de tradição cultural em Barbalha. Neste ano, os organizadores esperam que a festa seja tombada como Patrimônio Cultural, com registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Origens da festa

A origem da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha, que tem solicitação de tombamento em nível federal em processo de análise, remonta a 1928, quando o pároco José Correia de Lima, então vigário de Barbalha, promoveu o cortejo do mastro em cujo topo seria hasteada a bandeira de Santo Antônio. Desde então, o carregamento do mastro e o hasteamento da bandeira, em fins de maio e início de junho, marcam o início das festividades dedicadas ao santo, que se estendem até o dia 13 de junho, tendo adquirido um caráter cultural que a distingue de outras celebrações similares na região do Cariri.

Desde o começo dos anos 70, o Município de Barbalha passou a explorar mais o potencial turístico da festa, com os festejos de Santo Antônio atraindo um número crescente de participantes. Para além do carregamento espontâneo do mastro, bandas e cantores populares se apresentam publicamente nas ruas da cidade entre o dia do cortejo até o dia 13 de junho, além de quadrilhas juninas e outras expressões artísticas.

Festejos juninos

A Festa de Santo Antônio de Barbalha, marca a abertura dos festejos juninos no Estado. Os festejos do Ceará Junino irão até a segunda quinzena de julho. Serão ao todo 21 festivais. A etapa final, com o XVII Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino, será realizada de 16 a 19 de julho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

Ultima Hora