Papa Francisco recebeu transexual no Vaticano, afirma jornal

By | 26/01/2015

O papa Francisco recebeu no último sábado (24), em audiência privada, o transexual espanhol Diego Neria Lejarraga, 48 anos, e sua namorada, informou o jornal Hoy e a Agência Italiana de Notícias (ANSA).

O encontro teria ocorrido depois do transexual ter enviado cartas ao Sumo Pontífice para contar que estava sendo excluído de sua paróquia após ter feito a cirurgia de mudança de sexo. Ainda de acordo com as informações dos periódicos, o homem contou ao Papa Francisco  que na sua cidade, Plasencia (na região autônoma de Estremadura), ele foi proibido de comungar e que o pároco o chamou de "filha do diabo".

Segundo as agências, após receber a carta, Jorge Bergoglio ligou para Lejarraga duas vezes durante o mês de dezembro e o convidou para ir ao Vaticano. Sobre o encontro, estritamente privado na residência de Santa Marta, as fontes oficiais da Santa Sé não quiseram se pronunciar.

Criado em uma família católica, Diego nasceu menina, mas não se sentia como uma mulher e, aos 40 anos, decidiu fazer a cirurgia de mudança de sexo. 

Em julho de 2013, o Papa causou polêmica com a seguinte afirmação: "se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgá-la?".

Ultima Hora