Os 10 carros menos seguros

By | 30/01/2015
Túnel; Trânsito; Carro; Estrada (Foto: ThinkStock )

Estudo divulgado hoje (30/01) nos Estados Unidos mostra quais são os carros com maiores probablidades de provocar acidentes fatais. Realizado pelo Insurance Institute for Highway Safety(IIHS), organização sem fins lucrativos mantida pelas seguradoras do país, os carros menores, mais leves e mais baratos foram os que apresentaram os maiores índices de acidentes fatais. O IIHS analisou os veículos com maior número de vendas nos Estados Unidos – entre os anos 2009 e 2012  – para mapear as versões que apresentaram as maiores taxas de mortes por motorista a cada 1 milhão de veículos registrados.

O top 1 é o Kia Rio, que registrou 149 mortes para cada 1 milhão de veículos registrados, entre 2009 e 2012. Em seguida aparecem Nissan Versa e Hyundai Accent. Chevrolet Camaro também está na lista.  Segundo o IIHS, o custo mais baixo, por si só, não é um grande fator que pesa no fator segurança. "Os maiores índices de mortes ocorreram nos menores e mais leves veículos", afirmou Russ Rader, porta-voz da IIHS. "Se o compartimento de ocupação permanece intacto, os cintos de segurança e airbags conseguem funcionar normalmente", afirmou. 

Ele afirmou, no entanto, que todos os carros analisados apresentaram uma grande evolução em comparação ao último estudo. Ele relembrou que em testes realizados em 1997 em um carro pequeno da época, como era considerado o Dodge Neon, o compartimento do passageiro era totalmente destruído no teste. O estudo levou em consideração que alguns modelos têm desproporcionalmente altas taxas de motoristas do sexo masculino e jovens, naturalmente mais propensos a acidentes – e procurou compensar este fator. Abaixo, confira os 10 carros considerados menos seguros: 

1. Kia Rio
149 vítimas fatais para cada um milhão de veículos registrados 

2. Nissan Versa
130 vítimas fatais para cada um milhão de veículos registrados

3. Hyundai Accent
120 vítimas fatais para cada um milhão de veículos registrados

4. Chevrolet Aveo
99 vítimas fatais para cada um milhão de veículos registrados

5. Hyundai Accent
86 vítimas fatais para cada um milhão de veículos registrados

6. Chevrolet Camaro
80 vítimas fatais para cada um milhão de veículos registrados

7. Chevrolet Silverado 1500 Crew 
79 vítimas fatais para cada um milhão de veículos registrados

8. Honda Civic
76 vítimas fatais para cada um milhão de veículos registrados

9. Nissan Versa
71 vítimas fatais para cada um milhão de veículos registrados

10. Ford Focus
70 vítimas fatais para cada um milhão de veículos registrados 

Revista Época Negócios