Neymar e Messi marcam, e Barcelona conquista Copa do Rei da Espanha

By | 30/05/2015

Os quase 100 mil torcedores presentes no Camp Nou para assistir a final da Copa do Rei da Espanha entre Athletic Bilbao e Barcelona, realizada neste sábado (30), viram Messi e Neymar brilharem e derrotar os bascos por 3 a 1.

O resultado fez com que os torcedores continuem sonhando com o triplete (conquista dos três principais títulos em uma temporada: Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões). Agora, só falta a taça da Liga dos Campeões, que será disputada contra a Juventus.

Este foi o 27º título da competição que o Barcelona fatura. A última vez havia sido na temporada 2011/12. Em contrapartida, o Athletic Bilbao permanece no jejum que já dura 31 anos. A última vez que a equipe basca levou a Copa do Rei foi em 1984, em cima do mesmo Barcelona.

A partida deste sábado (30) foi disputada no estádio Camp Nou por decisão da Federação Espanhola de Futebol, mas por ser mais antigo que o Barcelona, o Athletic Bilbao foi o mandante no jogo. Esta foi a primeira vez na história que os catalães utilizaram o vestiário do visitante para disputar um jogo. Com o estádio dividido entre bascos e catalães, o hino nacional foi vaiado antes da partida iniciar.

O jogo

O primeiro tempo de partida foi um verdadeiro massacre do Barcelona. O time catalão não deu espaços para a equipe adversária, chegando com facilidade ao gol de Iago Herrerín. Apesar da facilidade, o Athletic Bilbao foi o primeiro a assustar. Ter Stegen tentou driblar o atacante que por pouco não rouba a bola do goleiro do Barcelona. No contra-ataque, Neymar marcou, mas o juiz anulou o gol por posição de impedimento do brasileiro. A partir daí, pouco se ouviu falar da equipe de Bilbao, a não ser o goleiro Herrerín, que salvou o time basco de uma goleada ainda na primeira etapa.

De tanto pressionar o Barcelona abriu o placar, e com um golaço de Messi. Aos 17 min, o argentino pegou a bola na lateral esquerda, passou o primeiro marcador, deu um drible da vaca no segundo e, dentro da área, cortou o terceiro da fila e chutou para fazer um belo gol.

Com o placar favorável, os catalães continuaram na pressão em busca do segundo. Neymar e Suárez tiveram chances claras de marcar, mas desperdiçaram. Somente aos 34 min a equipe de Luis Enrique ampliou. Racktic enfiou a bola para Suarez, que tocou para Neymar ter o trabalho de apenas empurrar a bola para o gol.

Na volta do intervalo, o Athletic Bilbao voltou com uma postura diferente, antecipando a marcação e pressionado a saída de bola. A tática deu certo até o 28 min da etapa final, pois Messi, no contra-ataque anotou seu segundo gol na partida e o terceiro do Barcelona. Iñaki Williams ainda teve tempo de diminuir para o Bilbao. Após cruzamento, o atacante subiu mais alto que a zaga adversária e colocou nas redes, dando números finais à partida.

No fim da decisão, Neymar protagonizou um lance curioso. O brasileiro tentou dar uma carretilha no jogador do Bilbao, que não gostou do drible do atacante e o empurrou, começando uma confusão em campo.

Ultima Hora