Na reta final da primeira fase, Cearense tem dois classificados e dois na luta contra a degola

By | 08/02/2015

Com mais duas rodadas pela frente, a primeira fase do Campeonato Cearense está em momento decisivo, mas já teve as primeiras definições. Em semana decisiva – iniciada neste domingo (8), com os jogos de encerramento da sétima rodada -, a competição terá mais oito jogos e tem quatro destinos traçados: Ceará e Maranguape se garantiram na segunda fase, enquanto São Benedito e Itapipoca estão assegurados no quadrangular de descenso.

> Veja a classificação do Campeonato Cearense

> Com gol relâmpago, Fortaleza vence Icasa e encaminha vaga

> Classificado, Ceará fica no empate com o Guarani de Juazeiro

Em busca do pentacampeonato estadual, o Vovô foi o primeiro time a se classificar. Líder do Grupo A2, o Alvinegro selou a vaga com a goleada por 4 a 0 sobre o Guarany de Sobral, em jogo válido pela sexta rodada. Com mais um jogo pela frente, o time de Dado Cavalcanti tem cinco vitórias, um empate e uma derrota e soma 16 pontos – e ainda pode conseguir a melhor campanha geral da primeira fase. De quebra, o atacante Assisinho, que passou 2014 sem balançar as redes, é o artilheiro do Estadual, com seis gols.

O segundo classificado à segunda fase também saiu do Grupo A2. De volta à elite do Estadual, o surpreendente Maranguape garantiu vaga neste domingo com o empate entre Guarani e Ceará. Na última quarta-feira (4), o Gavião da Serra bateu o Itapipoca por 2 a 1 e chegou aos 12 pontos. Em seis jogos, foram quatro vitórias e duas derrotas – o time ainda jogará mais duas vezes.

Lanternas a perigo

A parte de baixo dos dois grupos do Estadual também tem disputa acirrada e dois times já confirmados no quadrangular de rebaixamento – as quatro equipes com pior campanha se enfrentarão, e os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B.

Último colocado geral do certame, o Itapipoca foi o primeiro a entrar na briga contra o rebaixamento. No último sábado (7), já sob o comando do técnico Maurílio Silva, contratado para substituir Roberto Carlos, o time perdeu por 1 a 0 para o Guarany de Sobral. Ainda sem vencer no Cearense, o Garoto Travesso sofreu cinco derrotas e um empate e tem mais dois jogos pela frente para tentar encerrar o jejum.

No Grupo A1, o "degolado" foi o São Benedito. A equipe ensaiou uma reação com a vitória por 3 a 1 sobre o Icasa, mas voltou a perder para o Quixadá, por 3 a 1, de virada, neste domingo, e teve o rumo selado. O clube do Interior não conseguiu se recuperar após o início conturbado na competição – o técnico Paulo Rossi foi demitido por fazer gestos obscenos a dirigentes e autoridades -, e soma apenas três pontos em sete jogos – foram seis derrotas e apenas um triunfo.

Semana decisiva

Com mais quatro vagas para a segunda fase e duas para o quadrangular de descenso, as duas próximas rodadas do Campeonato Cearense serão de definições.

No Grupo A1, o Fortaleza, que tem apenas mais um jogo para disputar, está com a classificação encaminhada. Quixadá, Icasa e Horizonte, por sua vez, ainda brigam por vagas na fase seguinte. Quem sobrar, se juntará ao São Benedito na luta contra o rebaixamento.

Já no Grupo A2, os xarás Guarany de Sobral e Guarani de Juazeiro irão decidir quem avança e quem estará sob risco de queda. Os Rubro-Negros fazem confronto direto na próxima quarta-feira (11), às 20h20, no estádio do Junco, em Sobral.

Ultima Hora