Merkel parabeniza novo premiê grego e pede laços mais próximos

By | 27/01/2015

A chanceler alemã, Angela Merkel, enviou um telegrama parabenizando o novo primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, nesta terça-feira, desejando força e sucesso na posição difícil que ocupa após a vitória na eleição de domingo.

Merkel, cujo governo tem insistido para que Atenas mantenha seu compromisso com a austeridade fiscal, afirmou que espera poder “aprofundar ainda mais” as boas relações entre os dois países, de acordo com o telegrama divulgado pelo escritório de Merkel na manhã desta terça-feira.

“Você assume seu cargo em um momento difícil, no qual enfrenta uma grande responsabilidade”, escreveu a chanceler. “Espero poder firmar e aprofundar com você a amizade tradicionalmente boa e profunda entre nossos povos”, disse.

“Desejo a você muita força e sucesso em seu futuro trabalho como primeiro-ministro”, acrescentou Merkel, vista por muitos gregos como uma das causas principais do sofrimento induzido na nação pela austeridade.

O influente jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung destacou nesta terça-feira que Merkel ainda não tinha parabenizado Tsipras, empossado na segunda-feira como líder de um novo governo contrário ao resgate financeiro, que pretende enfrentar seus credores internacionais.

Internacional