Mais da metade dos brasileiros acha que situação econômica do País vai piorar, diz pesquisa

By | 08/02/2015

A troca do comando da equipe econômica não ajudou a melhorar a percepção dos brasileiros com os rumos da economia do País. De acordo com pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, mais da metade (55%) dos brasileiros acha que a situação econômica do país vai piorar nos próximos meses. O patamar é o maior desde que a pergunta começou a ser feita pelo instituto em 1997. Em dezembro, apenas 28% acreditavam que o cenário econômico iria piorar.

O medo em relação à alta dos preços contribuiu para o pessimismo dos brasileiros. Segundo o levantamento, oito em cada dez brasileiros acreditam que haverá um aumento da inflação – 81% contra 54% em dezembro. Esse porcentual também é recorde para o período.

O receio de que o desemprego vai aumentar também cresceu. De acordo com o Datafolha, 62% dos brasileiros acreditam que o desemprego subirá, o maior porcentual desde julho de 2002. O porcentual supera os 39% apurados em dezembro de 2014.

A alta da inflação e a aposta em um maior desemprego devem ainda comprometer o poder aquisitivo da população, destaca a pesquisa. Para 57% dos entrevistados, os brasileiros devem ter uma redução de poder de compra nos próximos meses.

Apesar de mais da metade dos entrevistados prever um cenário pior da economia, apenas 26% acreditam que a sua própria situação econômica vai piorar. O número, no entanto, mais do que dobrou desde dezembro (12%).

Negócios