IPVA: desconto termina na sexta

By | 27/01/2015

Termina na próxima sexta-feira (30) o prazo para os contribuintes aproveitarem o desconto na fatura do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Quem pagar a parcela única até essa data terá abatimento de 5% do valor total do tributo. Neste ano, o imposto será cobrado a 687 mil cearenses, embora apenas 25% do total – cerca de 170 mil contribuintes – receberão o boleto em suas residências. Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), quem imprimiu a fatura anterior pelo site (www.sefaz.ce.gov.br) não o receberá o boleto e deverá repetir processo de 2014.

O pagamento pode ser feito em até quatro parcelas, com valor mínimo de R$ 50,00. No caso de pagamento parcelado, o primeiro boleto tem vencimento para o dia 13 de fevereiro e o último em 13 de maio, mas sem descontos.

IPTU

Já no caso do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a Prefeitura de Fortaleza vai adotar três faixas de descontos, dependendo do dia que o contribuinte efetuar o pagamento total do tributo. O valor será reduzido em 10% se o pagamento for realizado até 6 de fevereiro. OA abatimento será de 7,5% se a cobrança for paga até 6 de março, e de 5%, caso os contribuintes paguem até o dia 8 de abril.

Ao todo, 553.692 fortalezenses serão tributados pelo IPTU em 2015, e outros 143.054 imóveis estarão isentos, dos quais 103 mil casos não pagarão por conta do valor venal do imóvel, que não ultrapassam os R$ 55.359,20. Os valores já podem ser consultados e impressos no sítio eletrônico da secretaria (www.sefin.fortaleza.ce.gov.br). A data limite para o pedido de revisão do valor do tributo é o dia 9 de março próximo.

Negócios