Grupo realiza ação pedindo ciclofaixa permanente na Av. Beira Mar

By | 25/01/2015

A criação de espaços destinados aos ciclistas na cidade tem instigado os fortalezenses a adotarem a bicicleta como lazer e meio de transporte e também a exigirem cada vez mais percursos que comportem os modais alternativos. Na manhã de hoje, um grupo percorreu parte da Praia de Iracema até o Mucuripe colhendo assinaturas para defender o projeto de inclusão de uma ciclofaixa permanente na avenida Beira-Mar.

A ação, organizada pelo grupo Direitos Urbanos, começou por volta das 8h30, próximo ao aterro. "Nossa reivindicação é que tenha essa ciclofaixa para dar mais segurança aos ciclistas e também aos pedestres. Temos muitos ciclistas nessa região, mas ainda não fomos contemplados com esse espaço, e toda grande capital tem ciclofaixa na orla", explica um dos organizadores da ação, o estudante de Arquitetura Abner Augusto de Souza, 25.

Com a intenção de colher 500 assinaturas em um abaixo-assinado, o grupo pretende levar o documento até o prefeito Roberto Cláudio, acompanhado de duas propostas para a implantação do novo espaço na avenida. "A ideia é que a gente tire esses estacionamentos a 45º e transforme em vagas paralelas à via. O espaço que a gente ganha com essa mudança, que é cerca de 1,30m, seria usado para a ciclofaixa bidirecional", detalha Abner.

A outra proposta, acrescenta o estudante, é reduzir a velocidade do trânsito do entorno da Beira Mar para 30 Km/h, o que, segundo ele, daria mais fluidez aos carros e mais segurança aos pedestres e ciclistas.

Ultima Hora