Grécia: líder dos Gregos Independentes anuncia coligação governamental

By | 26/01/2015

O líder do partido Gregos Independentes, Panos Kammenos, disse nesta segunda-feira (26), após reunião com Alexis Tsipras, vencedor das eleições de domingo (25), que “a partir deste momento há governo” na Grécia. “Os Gregos Independentes [direita nacionalista] ofereceram o voto de confiança ao governo”, acrescentou.

“Hoje Tsipras, líder do Syriza [partido de esquerda], vai encontrar-se com o presidente [Caroulos Papoulias] e vai anunciar o governo”, disse ainda Panos Kammenos.

“O objetivo é fazer com que os gregos avancem unidos para recuperar a soberania nacional”, afirmou o líder, à saída da reunião com o vencedor das eleições desse domingo.

O partido Gregos Independentes é a sexta força política do Parlamento grego, tendo conseguido 4,75% dos votos, o que se traduz em 13 deputados na assembleia.

As reuniões para a formação de um novo Executivo começaram ainda nesta segunda, depois de o partido antiausteridade Syriza ter conseguido 149 assentos parlamentares, ficando a dois lugares da maioria absoluta.

A primeira reunião organizada pelo partido vencedor foi com Kammenos, mas estão previstos encontros com o líder centrista do partido To Potami, Stavros Theodorakis, assim como com o líder do Partido Comunista, apesar de não se conhecer o calendário das próximas reuniões.

De acordo com uma fonte do Syriza, a intenção de Tsipras é prestar juramento ainda hoje e anunciar na terça-feira, ou no mais tardar quarta-feira, os nomes do novo Executivo.

Internacional