Governo grego anuncia que vai travar privatizações do setor elétrico

By | 28/01/2015

O recém-nomeado ministro da Reestruturação da Produção, do Ambiente e da Energia da Grécia, Panayiotis Lafazanis, anunciou nesta quarta-feira (28) que o governo vai suspender “imediatamente” todo o processo de privatização das companhias elétricas.

Panayiotis Lafazanis fez o anúncio minutos antes de entrar para a primeira reunião do Conselho de Ministros, liderado pelo novo chefe do governo Alexis Tsipras. “Vamos tratar de fazer com que a eletricidade seja mais barata para impulsionar a competitividade e ajudar as famílias”, disse.

Um dos pontos-chave do programa do governo de Tsipras consiste em um pacote de medidas de urgência para melhorar a situação dos mais carentes, incluindo uma que prevê o fornecimento de eletricidade gratuita a 300 mil casas de famílias desfavorecidas.

O vice-ministro da Economia, Infraestruturas, Marinha, Comércio e Turismo, Jrístis Spirtzis, disse que uma das prioridades do novo Executivo é travar as privatizações que vão contra os objetivos sociais, fazendo referência às privatizações de portos e aeroportos.

Internacional