Fortaleza tem o maior índice de homicídios do país, diz jornal

By | 08/02/2015

O jornal "O Estado de S. Paulo" divulgou no último sábado (7) que Fortaleza ultrapassou a então primeira colocada do país no índice de homicídios: Maceió. 

A reportagem relata que realizou um levantamento próprio para corrigir a subnotificação de mortes violentas no Estado. De acordo com os dados, entre 2005 e 2013, o índice de homicídios em Fortaleza triplicou. Em 2013, a capital cearense registrou  82,9 assassinatos por 100 mil habitantes, ultrapassando Maceió, que teve 82,8 por 100 mil. 

De acordo com o deputado Wagner de Sousa, entrevistado pelo Estadão, uma das causas da situação foi a "ação ostensiva dos governos estaduais e federal no Sudeste e no Sul", que teria feito os bandidos migrarem para o nordeste.

O ex-capitão da PM também destacou a infraestrutura precária da polícia no Estado. O Ceará tem 16 mil policiais militares e 2.500 civis. Para ele, seriam necessários 32 mil no total. 

O atual Secretário de Segurança Pública do Ceará, Delci Teixeira, também procurado pela matéria, disse que as taxas "são um tanto atípicas". Ele afirmou que o efetivo policial do Estado está prestes a ser aumentado, com cerca de 1.200 policiais que sairão da academia e com a abertura de concurso para a Polícia Civil num total de 3.176 vagas. 

Ultima Hora