Ex-governador de Maryland anuncia candidatura à Casa Branca

By | 30/05/2015
O democrata e ex-governador do Estado de Maryland, Martin O’Malley, 52, lançou neste sábado (30) sua candidatura para concorrer à Presidência dos Estados Unidos, em 2016. O’Malley é o terceiro membro de seu partido a anunciar sua intenção de disputar uma vaga na Casa Branca, após a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e do senador Bernie Sanders.
 
A candidatura foi lançada na cidade de Baltimore, onde O’Malley foi prefeito de 1999 a 2007. Em seu discurso, criticou o crescimento da desigualdade social nos EUA e os excessos de Wall Street."Ricos e poderosos usaram nosso governo para criar, em nosso próprio país, uma economia que está deixando a maioria do nosso povo para trás", declarou.
 
Considerado à esquerda de Hillary, o ex-governador de Maryland defendeu um salário mínimo mais elevado, a melhoria das condições de prestação de trabalho extraordinário e de representação sindical, bem como uma reforma da imigração que permita a legalização de 11 milhões de pessoas.
 
O’Malley, além disso, afirmou que a mudança climática representa uma realidade e que, por isso, os Estados Unidos deveriam lançar uma nova política energética baseada nas energias renováveis, o que também poderia ser uma grande geradora de empregos. As eleições americanas acontecem em novembro de 2016.

Internacional