Empresa divulga lista com as piores senhas do mundo

By | 22/01/2015
Hackers (Foto: Internet / Reprodução)

O ano de 2014 foi catastrófico para a segurança na internet. A mega invasão hacker à Sony, o vazamento de fotos íntimas armazenadas no iCloud de celebridades e os ataques à diversas empresas ao redor do mundo expuseram a fragilidade dos sistemas de proteção à privacidade na rede mundial de computadores. O lado positivo, se é que pode ser chamado assim, é que as senhas vindas desses vazamentos puderam ser analisadas pela empresa americana de segurança SplashData, que divulgou essa semana uma lista com as senhas mais comuns usadas pelos internautas no ano passado – ou seja, aquelas que oferecem menos segurança.

Para criar a lista das piores senhas do mundo, a SplashData compilou um total de 3,3 milhões de senhas vazadas por hackers, usadas principalmente nos EUA e na Europa – senhas usadas em países como Rússia, Japão e China, que usam caracteres diferentes dos ocidentais, não foram levadas em conta. É o quarto ano seguido que a empresa consegue senhas vazadas suficientes para criar uma lista desse tipo.

A lista mostra que “as pessoas continuam a se expor a riscos usando senhas óbvias, apesar da fragilidade delas”, afirma Morgan Slain, CEO of SplashData, em entrevista ao portal PRWeb. A exemplo de todos os anos anteriores, “123456” e “password” continuam a liderar a lista das senhas mais comuns do mundo. Sequências numéricas são as mais comuns na lista das 25 piores senhas, ao lado de sequências de letras  – “qwerty“, a quinta colocada, por exemplo, é feita digitando sequencialmente as letras da parte superior do teclado. Dois termos apareceram pela primeira vez na lista: “696969” e “batman”. Por outro lado, “iloveyou”, umas das senhas mais comuns de 2013, não aparece mais na lista do ano passado.  

Para manter sua senha segura, a recomendação é o uso de termos com oito ou mais letras, usando vários tipos de caracteres (letras, números e símbolos). Também é recomendado usar combinações diferentes de senhas e logins para cada página – ou seja, nada de manter a mesma senha para seu email e para o home banking. Também não é recomendado usar datas de aniversário ou ano de nascimento, esportes – “baseball” e “football” estão entre as senhas mais comuns – ou mesmo nomes de pessoas, animais ou personagens. Afinal, “superman”, apesar da lendária força, está entre as senhas mais fracas.

Confira a seguir a lista das 25 senhas mais comuns. Se a sua está entre elas, vale a pena buscar uma nova.

123456
password
12345
12345678
qwerty
1234567890
1234
baseball
dragon
football
1234567
monkey
letmein
abc123
111111
mustang
access
shadow
master
michael
superman
696969
123123
batman
trustno1

Revista Época Negócios