Egídio Serpa

By | 19/02/2015

Desafio automobilístico

O ano deverá ser de profunda dificuldade para o setor automobilístico. As notícias e estimativas ruins aparecem aos montes, gerando cenário de forte pessimismo. O desafio das montadoras é manter a lucratividade, mesmo em horizonte tão nebuloso. Para isso, precisam reduzir custos. Além de haver natural queda na produção e consequentes demissões, a tendência é adaptar o portfólio de veículos para a atual situação do mercado, focando em versões mais básicas. O problema é o receio do brasileiro em comprometer a renda de forma substancial, em um momento de tantas dúvidas. Em janeiro, os reflexos deste comportamento cauteloso já foram impactantes: as vendas de veículos caíram mais de 18%, ante igual período de 2014.

Dica do SPC

Se você perdeu algum documento no Carnaval, o SPC alerta: faça Boletim de Ocorrência imediatamente. No caso de cartões de crédito, cancele-os logo. Outra dica é ligar para o Procon para que seus dados não sejam liberados.

Abuso

Durante o Carnaval em Fortaleza, foi comum ver casos de abuso nos estacionamentos abertos. Os ‘guardadores de carro’ exigiam R$ 20 para deixar que os foliões estacionassem na rua, em locais permitidos. Fiscalização inexistente.

De olho no Brasil

A companhia aérea norueguesa Norwegian Air planeja implementar no seu rol voos diretos de Londres, Copenhague, Oslo e Estocolmo para o Brasil, até o fim de 2016. O País é considerado destino-chave nos planos da empresa.

Valor do emprego

Estudo da Universidade de Zurique enfatiza a importância do trabalho na vida das pessoas. Segundo constatou a pesquisa, 1 em cada 5 suicídios no mundo entre 2001 e 2011 tem relação com a falta de emprego.

Gestão pública eficiente

Em tempos de tamanho descontrole fiscal e numerosos casos de corrupção em diferentes esferas administrativas, é mais válido do que nunca divulgar a iniciativa do Movimento Gestão Pública Eficiente (MGPE). O grupo sem fins lucrativos, situado em Brasília, reúne servidores públicos, cidadãos participantes da classe política, integrantes de movimentos sociais e outras vertentes da sociedade para debater e trocar informações em prol da melhoria na gestão dos serviços públicos. Ações como essa deveriam se espalhar pelo País. Infelizmente, é comum queixar-se dos problemas e não fazer nada para tentar resolvê-los.

The Economist

A publicação britânica The Economist voltou a alfinetar o governo brasileiro. Com texto intitulado "De quem é o petróleo do Brasil?", a revista ironiza o slogan "O petróleo é nosso" e destaca a mancha causada à imagem da Petrobras pelos casos de corrupção e relembra a trajetória da companhia.

Bom

Carnaval

O Carnaval de 2015 no Ceará pode configurar uma nova tendência para os próximos anos: a de ficar na Capital. Com blocos lotados, o Carnaval de Fortaleza cresce.

Ruim

Boataria

São maldosos e infundados os boatos que se espalharam pelas redes sociais de que a poupança dos brasileiros seria congelada. A ideia é desestabilizar ainda mais o que já está para lá de bambo.

Livre Mercado

A empresa multinacional Gamesa firmou dois contratos para o abastecimento de 150 megawatts (MW) no Brasil, com distribuição de 75 turbinas eólicas. Um deles inclui o abastecimento, transporte e instalação de 54 turbinas (108 MW de potência total) no Rio Grande do Norte.

A indústria de artigos sexuais está em polvorosa com o sucesso de bilheteria do filme "50 Tons de Cinza", apesar do fracasso de crítica. Baseadas em cenas da película, as empresas especializadas têm ampliado o leque de produtos e preveem faturamento recorde no primeiro semestre. Alguns itens já vendem 500% a mais.

A coluna foi redigida por Victor Ximenes.

Negócios