Economia dos EUA cresce 2,6% no último trimestre de 2014

By | 30/01/2015
Oklahoma, Estados Unidos (Foto: Thinkstock)

A economia dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 2,6% no quarto trimestre de 2014, uma desaceleração após o avanço de 5% registrado no terceiro trimestre, segundo informou nesta sexta-feira (30/01) o Departamento de Comércio.

O primeiro cálculo do governo sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) entre outubro e dezembro foi inferior ao esperado pelos economistas, que tinham previsto um crescimento de cerca de 3%.

A despesa dos consumidores, que equivale a mais de dois terços da atividade econômica do país, aumentou 4,3% entre outubro e dezembro, após ter crescido a um ritmo de 3,2% no período anterior, e registrou assim seu maior avanço trimestral desde 2006.

Mas o forte crescimento da despesa dos consumidores não serviu para evitar a desaceleração, impulsionada pela redução do investimento empresarial, fraqueza dos gastos públicos e o aumento das importações, de acordo com o relatório do governo.

Com crescimentos de 4,6% no segundo trimestre e de 5% no terceiro, a economia americana registrou entre abril e setembro seu maior semestre de expansão desde meados de 2003.

Durante 2014, a economia cresceu de forma moderada a um ritmo médio de 2,4%, segundo o Departamento de Comércio. Os economistas preveem que 2015 será um bom ano porque a despesa dos consumidores será reforçada pela melhora do mercado de trabalho e a queda dos preços da gasolina.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou recentemente em alta a previsão de crescimento do PIB dos EUA para 2015, para 3,6%.

Revista Época Negócios