Telecom Italia projeta investimento de R$ 14 bi no Brasil entre 2015 e 2017

By | 21/02/2015
Telecom Italia Telecom Itália (Foto: AFP Photo)

A Telecom Italia, controladora da TIM Brasil, anunciou nesta sexta-feira, 20/02, que pretende investir um total de R$ 14 bilhões no Brasil entre 2015 e 2017. Durante apresentação na capital britânica, o presidente da empresa, Marco Patuano, disse que o plano, classificado por ele como "muito ambicioso", deverá ser financiado pela própria companhia e citou que a intenção do grupo italiano é ter "crescimento orgânico" no País.
 

"Vamos acelerar o investimento na Itália, vamos acelerar o investimento no Brasil e aceleraremos a recuperação do crescimento das receitas no Brasil", disse a investidores e analistas. "A maior parte do plano é ter mais investimento." Entre as iniciativas que permitirão o financiamento, o executivo citou nominalmente o antigo plano de venda das torres de transmissão e a redução do pagamento de dividendos aos acionistas ao mínimo previsto na lei brasileira.

Com os recursos, a rede de transmissão celular 4G deverá chegar a 15 mil locais no Brasil em 2017 e a cobertura 3G estará em 14 mil locais do país em 2017. O documento divulgado aos investidores não informa as localidades. Ao detalhar os planos, Patuano disse que a intenção da companhia é levar o indicador de dívida em relação ao Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), em direção a uma relação de 2,5 vezes. "Continuamos atentos à alavancagem e vocês sabem que sou maníaco pelo indicador. Então, a trajetória será em direção a uma alavancagem de 2,5x o Ebitda no fim do plano (em 2017) no Brasil", disse.

 

Revista Época Negócios