Tarifas de ônibus interestaduais sobem 7,7% a partir de julho

By | 26/06/2015

A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) autorizou, nesta sexta-feira (26), um reajuste de 7,7% nas tarifas dos ônibus interestaduais e internacionais, em percursos de longa distância. O aumento entra em vigor a partir da 0h do dia 1º de julho

O reajuste não se aplica ao transporte rodoviário semiurbano, ou seja, que não é de longa distância. Este será determinado em ato específico, segundo a resolução publicada no Diário Oficial da União. 

O aumento das tarifas foi justificado, conforme o texto da resolução, pela necessidade de "manter o equilíbrio econômico-financeiro das permissionárias e autorizatárias do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros."

A ANTT divulgou os novos valores em uma tabela disponível na resolução do Diário Oficial. Para calcular o valor da passagem, deve-se multiplicar o coeficiente tarifário (CT), em R$ por passageiro, pelos quilômetros percorridos. Depois, ainda são adicionados a tarifa de embarque específica do terminal, o ICMS estadual incidente sobre a tarifa e o rateio do pedágio, quando houver.

Negócios