Sobe para 37 número de mortos em Taiwan

By | 08/02/2015

Taipé A descoberta de dois novos corpos neste sábado (7) nas águas do rio Jilong elevou para 37 o número de mortos no acidente de avião em Taipé, a capital de Taiwan, na última quarta-feira (4). Os dois corpos foram encontrados depois que houve uma melhora nas condições meteorológicas na região, o que facilitou o trabalho dos serviços de resgate no entorno do local do acidente aéreo.

Nos primeiros dois dias, a chuva e o frio, inclusive com um pouco de gelo nas águas do rio, que são turvas e dificultam a visibilidade abaixo da superfície, complicaram o trabalho dos mergulhadores e de outros integrantes das equipes de busca.

O responsável pela operação de regaste, Lin Wan-fa, vice-secretário-geral do governo municipal, explicou para a imprensa que o aumento das temperaturas ajudará a intensificar as tarefas de busca das seis pessoas que seguem desaparecidas, que já são dadas como mortas.

"Não vamos desperdiçar nenhuma oportunidade", disse Lin. Há cerca de 530 bombeiros e 131 mergulhadores participando da operação. O turboélice ATR-72 600 da companhia taiwanesa TransAsia caiu no rio menos de três minutos depois de decolar. A aeronave transportava 58 pessoas e o balanço provisório é de 37 mortos, 15 feridos e seis desaparecidos.

Caixas-pretas

As autoridades de aviação civil da ilha divulgaram na sexta (6) uma análise parcial das caixas-pretas do avião, indicando que a falha dos dois motores é a causa mais provável do acidente. Os dados das caixas-pretas de dados e voz do avião bimotor mostraram que problemas com o motor direito foram seguidos por problemas no esquerdo, e que o avião emitiu cinco alertas antes de cair no centro de Taipé, disseram a jornalistas funcionários do Conselho de Segurança na Aviação. O motor da direita primeiro entrou em um estado chamado de "auto-feather", no qual reduz sua potência para a hélice, de acordo com o diretor-gerente do conselho, Thomas Wang.

A tripulação então reduziu a aceleração no motor esquerdo e tentou reiniciá-lo, mas não conseguiu a força necessária. Ele não deu um motivo para a falha.

Cancelamento de voos

Devido ao acidente, a TransAsia anunciou o cancelamento de 90 voos neste fim de semana para treinar seus pilotos, como o governo de Taiwan exigiu. A Administração de Aeronáutica Civil de Taiwan ordenou à companhia aérea que desse uma formação complementar a seus 71 pilotos que operam aeronaves ATR do mesmo tipo da que caiu.

Internacional