Saiba como cancelar a linha do telefone

By | 16/02/2015

Situação comum nestes dias de folia é perder o celular, seja por descuido, furto ou roubo. Portanto, o folião que quer evitar, já passou ou estar passando por esta situação, saiba que o aparelho pode ser cancelado, evitando que estranhos tenham acesso às suas listas de telefone ou  fotos do Whats up ou que seja habilitado com novas linhas. 

Para tanto, você tem que saber o IMEI (International Mobile Equipment Identity), a identidade, o R.G do seu celular, único no mundo. O IMEI encontra-se registrado na parte de trás do aparelho, por baixo da bateria. É possível ainda saber o IMEI digitando *#06#, como se fosse fazer uma ligação. 

Bloqueio da linha

Antes de bloquear o aparelho, o ideal  é suspender a sua linha de celular, impedindo que o ladrão gaste todos os seus créditos, no caso de linhas pré-pagas. No caso de linhas pós-pagas, a conta mensal ainda será enviada para você, mas pelo menos quem ficou com seu celular não gastará a franquia do seu plano.

Cada operadora tem um procedimento próprio para o bloqueio da linha, mas em geral ele pode ser feito por telefone pelo serviço de atendimento ao consumidor (SAC). Na Claro, o cliente deve acessar o SAC pelo número 1052,  realizar a suspensão da linha pelo site da operadora na seção "Minha Claro" ou nas lojas. O bloqueio da linha do celular também pode ser feito nas 

Os clientes da Oi devem acessar a Minha Oi no endereço www.oi.com.br ou entrar em contato pelo *144 de um celular Oi ou 1057 de um telefone fixo para bloquear a linha e pedir a 2ª via do chip. Na TIM, o bloqueio da linha roubada deve ser feito via call center pelo  1056 de qualquer telefone ou *144 de qualquer celular TIM. 

Na Vivo, o bloqueio de aparelhos celulares é realizado pelo telefone 1058. Em todas as operadoras,  o prazo para reativação da linha bloqueada,  varia de 60 a 150 dias,  dependendo da operadora.

Ultima Hora