Quatro alertas de segurança são acionados na Irlanda do Norte, um por explosão de bomba

By | 05/02/2015

Uma bomba explodiu debaixo de um carro em Belfast, capital da Irlanda do Norte, mas ninguém se feriu, e parte de uma grande linha de trem foi suspensa devido a um alerta de segurança separado, informou a polícia nesta quinta-feira.

Em outros dois incidentes, a polícia estava investigando objetos suspeitos em lugares separados em Belfast e isolou locais próximos.

"Acreditamos, nesse estágio, que um dispositivo pode ter explodido, ou parcialmente explodido, debaixo de um carro estacionado, causando dano extensivo ao carro", informou o serviço de polícia da Irlanda do Norte em comunicado.

A explosão ocorreu na noite de quarta-feira, segundo a polícia. Autoridades ainda estavam no local examinando o objeto. Uma parte da rua foi fechada, e alguns moradores da região retirados.

Separadamente, a polícia afirmou que estava ciente de atividades suspeitas perto de um cruzamento da ferrovia em Lurgan, perto de Belfast, na noite de quarta-feira. Foram recebidas denúncias de que um dispositivo foi deixado na linha da ferrovia.

Todos os serviços da linha de trem entre Belfast e Dublin, capital da República da Irlanda, foram suspensos.

A Irlanda do Norte sofreu por décadas devido à violência entre republicanos que queriam se separar do Reino Unido e se tornar parte da República da Irlanda e unionistas, que queriam permanecer parte do Reino Unido.

O conflito chegou ao fim em um acordo de paz em 1998, embora existam dissidentes que continuam a rejeitar o acordo.

Internacional