Projeto Dia 25 é Dia de Maracatu chega a Parquelândia

By | 24/01/2015
O bairro Parquelândia receberá domingo (25), a partir das 18h, a primeira edição do Maracatu Nação Baobab deste ano.
A atividade, é realizada a cada dia 25 de cada mês e leva apresentação de maracatus em diversos pontos da cidade. O mês de janeiro foi destinado ao cortejo do Maracatu Nação Baobab. Além da apresentação do cortejo, o público assistirá a coroação da rainha.
“Durante muito tempo, apesar da beleza e da importância histórica e cultural, o Maracatu era vivenciado em Fortaleza somente no período de Carnaval. O projeto Dia 25 é Dia de Maracatu veio dar visibilidade e democratizar o acesso a essa manifestação, além de envolver a cidade de Fortaleza no contexto da celebração, visando a difusão e o fortalecimento dos Maracatus locais”, destaca a Gerente da Célula de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Graça Martins.
A programação também inclui um intérprete de libras, que traduzirá a apresentação para o público surdo que estiver presente.
 
O projeto foi lançado em 25 de Março de 2013, data em que se celebra oficialmente o Dia do Maracatu e a libertação dos escravos do Ceará. O projeto foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e da Accece
 
O Maracatu Nação Baobab foi fundado no dia 5 de março de 1994 e atua na comunidade da Bela Vista, na Regional III. Tem como uma de suas principais marcas o ritmo cadenciado, que contagia o público com uma energia vibrante.
Tendo na presidência a Mãe Janaína de Oxum e Ogan Praxedes de Xangô, o Maracatu Nação Baobab é destaque por reverenciara cultura tradicional dos nossos maracatus.
 
 
Apresentação: 
 
 Rua Érico Mota com Rua Nestor Barbosa – Parquelândia
 
 

Ultima Hora