Programação cultural é oferecida durante o Carnaval

By | 14/02/2015

Quem vai ficar em Fortaleza e quer fugir do agito dos bloquinhos e shows do ciclo carnavalesco pode aproveitar para curtir opções diversificadas dentro da programação dos equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Confira!

O Theatro José de Alencar 

Mantém as visitas guiadas, durante o carnaval.O passeio possibilita o visitante conhecer o TJA, um dos teatros-monumentos do Brasil, com o acompanhamento de educadores especializados.  No sábado de carnaval, as visitas acontecem às 14h, 15h, 16h e 17h. Mesmos horários disponíveis na quarta-feira de cinzas, com novas oportunidades para o público. O ingresso custa R$ 4,00 (meia a R$ 2,00).

Sobrado José Lourenço

Estará aberto ao público neste sábado de carnaval, das 9h às 17h, com  oportunidade para conferir a exposição “Entre o Documento e a Ficção – Fronteiras da Fotografia”, formada por trabalhos de fotógrafos cearenses e peruanos. A exposição permanece em cartaz até 28/2 e tem entrada franca. 

Centro Dragão do Mar

Todos os espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura funcionam em regime especial, inclusive na segunda-feira, com cinema, cafés, planetário, teatro, feirinha, museus e abertura da exposição “Corpo da Obra”, no MAC-CE, compondo o Carnaval Cultural do Dragão. A programação terá início sábado (14), com a abertura da exposição, que ocupa o andar superior do espaço e evidencia quatro eixos temáticos que compõem o acervo do museu. Obras de José Rufino, Brigida Baltar, Leonilson, Eduardo Eloy, Herbet Rolim, Marcelo Gandhi, Sebastião de Paula, Efrain Almeida, Antonio Bandeira, Leya Mira Brander, entre outros. De 14h e às 20h, com acesso até as 19h30.

O Museu da Cultura Cearense segue o mesmo esquema de funcionamento e apresenta a exposição fotográfica da artista alemã Ulrike Ottinger, aberta no último dia 5 de fevereiro.

Além dos museus, o visitante também poderá curtir apresentação de Eliana Carneiro (Cia. Os Buriti), com o espetáculo de teatro e dança “Imagens do Sagrado – Blima”, em cartaz de sexta a domingo, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. No mesmo espaço, às 17h, o grupo Vemart apresenta o teatro infantilO Aniversário do Palhaço”, sábado (14) e domingo (15). Também para a criançada tem Brincando e Pintando que, neste domingo de Carnaval, migra para a Arena Dragão do Mar.

O Centro recebe ainda oficinas, masterclasses e concerto, no domingo, do Festival Internacional Violoncelos em Folia, às 20h, no Anfiteatro. O Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, regularmente fechado às segundas-feiras, terá programação nesse dia. Já o planetário funcionará normalmente no sábado (14) e no domingo (15), abrindo ainda, excepcionalmente, segunda (16), terça (17) e quarta-feira (18), com sessões a partir das 17h.

Cineclube Bom Jardim

O Centro Cultural Bom Jardim também conta com programação durante o carnaval. O público pode conferir as sessões do Cineclube Bom Jardim, com entrada franca. No sábado de carnaval, às 16h, será exibido “Hotel Transilvânia” (de Genndy Tartakovsky, EUA, 2012, animação e comédia, 91 min. Censura livre). No domingo, às 15h, será exibida a animação “Turbo”, de David Soren (EUA, 2013, animação, aventura e comédia, 95 min, censura livre).

Ultima Hora