Planeta Júpiter é observado em visitação promovida pelo Seara da Ciência

By | 12/02/2015

O projeto Céu da Seara promoveu, na noite desta quarta-feira (11), a observação do planeta Júpiter, o maior do sistema solar. Centenas de visitantes, que passaram pela Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC), tiveram a oportunidade de avistar, por meio de três telescópios, planetas, aglomerados de estrelas e a Nebulosa de Órion, considerada a primeira a ser fotografada pela humanidade.  

Por volta das 18h, vídeos didáticos de curta duração foram exibidos para dar aos observadores uma breve explicação do que estava por vir. Com o auxílio de voluntários, os visitantes formavam filas diante dos telescópios previamente posicionados no andar superior da Seara. "Essa é a primeira vez que venho observar o céu aqui, antes, ia para o Dragão do Mar ver a Lua. Hoje, estou tendo a oportunidade de ver Júpiter", afirma Jonatas, 23, servidor da UFC.  

Visando popularizar a ação, Fabrício Batista, organizador da observação no Seara, afirma que os encontros acontecem há mais de um ano, uma vez a cada mês e sempre às quartas-feiras. "Já que o observatório da UFC está sendo construído, tivemos a ideia de propor essas observações já para criar uma identificação do tema com o Seara. Estamos planejando dar início a cursos básicos de astronomia para atrair o público cada vez mais jovem, conclui o organizador.    

Ultima Hora