Pais mentem mais na frente de seus filhos homens, diz estudo

By | 13/02/2015
Adultos mentem mais para garotos (Foto: Thinkstock)

Quantas vezes você já contou uma mentira na frente das suas crianças? Um pesquisador da Universidade George Mason, na Virgínia, e do Instituto Nacional de Pesquisa Econômica dos EUA revela que a prática é muito comum quando se trata de garotos. Os pais são mais propensos a mentir na frente dos meninos do que das meninas.

O estudo líderado pelo Dr. Daniel Houser sugere que, como resultado dessa prática, homens aprendem a ser desonestos ainda muito jovens — o que ajudaria a explicar por que alguns estudos têm mostrado que rapazes tendem a mentir mais do que as mulheres. E mais: o cientista também descobriu que adultos estavam mais dispostos a mentir para ganhar dinheiro.

Curiosamente, os pais estavam ainda mais propensos a contar mentiras se a recompensa que ganhassem fosse destinada aos filhos. "Há um efeito interessante de crianças no comportamento dos pais", disse Houser, em entrevista ao Daily Mail. "Na presença de crianças, pais tendem a agir mais honestamente, só que levam em conta as diferenças de gênero. Agem com desonestidade com mais frequência na frente de filhos do que de filhas". 

No estudo, 152 pais com crianças de idades entre três e cinco anos foram convidados para jogar duas moedas. Cada uma tinha um lado verde e outro azul. Se as moedas caíssem com o verde voltado para cima, os participantes ganhavam US$ 10 para eles próprios ou um brinquedo para a criança.

Os pesquisadores saíam do quarto e os pais eram convidados a escrever os resultados de cada sorteio na presença de seus filhos ou sozinhos. Ao comparar os resultados, descobriram que adultos estavam mais propensos a mentir quando o prêmio seria para a criança. Além disso, também tendem a mentir menos na frente das filhas.

A pesquisadora Anya Savikhin Samek, da Universidade de Wisconsin, que participou do estudo, disse que ainda não é claro o motivo dos pais se sentirem mais à vontade para serem desonestos na frente dos meninos. No entanto, ela afirmou que isso pode explicar por que alguns estudos descobriram que homens são mais propensos a mentir. "Talvez seja porque o comportamento desonesto é considerado mais socialmente aceitável para o menino", disse Anya.

Revista Época Negócios