Os quatro segredos de quem vive mais

By | 19/02/2015
Idoso (Foto: Thinkstock)

Há algumas características da personalidade que podem ajudar uma pessoa a viver muitos anos. Quer saber se esse é o seu caso? Pergunte a seus amigos. Eles são a melhor maneira para identificar se alguém possui essas características. É essa a conclusão de um estudo feito por pesquisadores dos Estados Unidos e publicado em janeiro no jornal Psychological Science.

O estudo analisou dados de 75 anos. A partir de 1935, 600 voluntários (300 casais) na casa dos 20 anos começaram a ser acompanhados. Cada um dos participantes escolheu de três a oito amigos para avaliar sua personalidade usando uma escala com 36 questões. Ao longo dos anos – até 2013 – , o grupo voltou a ser consultado.

Avaliando os questionários, os pesquisadores descobriram quatro características que se destacaram como a chave para a longevidade. Para os homens, aqueles vistos por seus amigos como mais abertos a novas experiências e mais avessos ao risco viveram mais tempo. Já para as mulheres a estabilidade emocional e a simpatia foram as qualidades mais relevantes. Apesar de a diferença de gêneros do estudo poder refletir o período em que o estudo aconteceu, as descobertas não deixam de ser significativas.

O estudo também constatou que as avaliações feitas pelos amigos previam melhor a longevidade do que autoavaliação. 

Um resultado parecido foi verificado em uma pesquisa divulgada em 2007, feita com mais de mil pessoas, entre 1930 e 2000, na Califórnia. Independentemente do gênero, aquelas que eram mais avessas ao risco viveram mais.

 

Revista Época Negócios