Número de casos de ebola cresce

By | 05/02/2015

Genebra. O número de casos de ebola contabilizados na Guiné, Libéria e Serra Leoa aumentou na última semana de janeiro, o que representa a primeira alta desde o início do ano, anunciou ontem a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"O relatório semanal indica um aumento nos três países, pela primeira vez este ano. Houve 124 novos casos notificados durante a semana", indica a OMS.

Durante os sete dias que antecederam 1º de fevereiro, 124 novos casos foram confirmados nos três países do oeste africano que estão no epicentro da epidemia mortal.

De acordo com as últimas estatísticas da OMS, 39 casos da doença foram registrados na Guiné, contra 30 na semana passada; cinco na Libéria, contra quatro uma semana antes; e 80 em Serra Leoa, contra 65 durante a semana que terminou em 25 de janeiro.

"A resistência comunitária continuada, a disseminação geográfica crescente na Guiné e a transmissão generalizada em Serra Leoa, bem como um aumento na incidência, demonstram que a resposta (ao ebola) ainda enfrenta desafios significativos", destacou a OMS.

No total, 22.495 pessoas foram infectadas com o vírus em nove países e 8.981 delas morreram, segundo os números mais recentes. Quase todos os óbitos, exceto 15, ocorreram nos três países do oeste africano.

Apenas pouco mais de um terço dos recursos prometidos para combater a epidemia de ebola foram entregues. Segundo o British Medical Journal, até 31 de dezembro de 2014, dos US$ 2,89 bilhões anunciados apenas US$ 1,09 bilhão foi pago.

Internacional