Número de acidentes com ciclistas diminui

By | 21/02/2015

O Instituto Dr. José Frota divulgou, nesta sexta-feira (20) que, após o início da implantação da rede cicloviária o número de ciclistas vítimas de acidentes no trânsito da Capital reduziu. Segundo o IJF, de outubro a dezembro de 2014, 340 atendimentos foram realizados com estas vítimas. Em 2013, neste mesmo período, o número totalizou 434 atendimentos, 94 pacientes a mais.

De acordo com os dados do Hospital, em dezembro de 2014, foram registradas 115 entradas de ciclistas, caindo para 74 em janeiro de 2015. Assim como o número, a gravidade das lesões poderia ser ainda menor se ao optar pela bicicleta como veículo de locomoção, os ciclistas utilizassem corretamente os equipamentos de proteção indicados. 

A fim de evitar acidentes, ciclistas e motoristas podem tomar medidas preventivas. Para os que conduzem as bicicletas é indicado utilizar calçados fechados para manter firmeza no pedal, realizar a manutenção no equipamento e respeitar a sinalização da via. Já os motoristas devem se manter atentos aos que trafegam nas ciclofaixas e manter a distância mínima de um metro e meio ao ultrapassar uma bicicleta. 

Objetivando incentivar novas pessoas a aderir o transporte por bicicleta, a Prefeitura prevê implantar nos próximos meses o Programa de Expansão da Malha Cicloviária. De acordo com a Prefeitura, o Programa aumentará o número de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, buscando atingir uma meta de 100 km de novas infraestruturas cicloviárias, totalizando 216 km na Capital.  

Ultima Hora