Nasa revela céu azul e água congelada em Plutão

By | 08/10/2015

A NASA recebeu a primeira imagem colorida feita pela sonda New Horizons que enviou uma foto de neblinas azuis na atmosfera de Plutão. A coloração é uma consequência da forma como a luz solar é dispersa pelas partículas de neblina, dizem os cientistas. "Quem poderia esperar um céu azul no Cinturão de Kuiper? É lindo", disse Alan Stern, cientista-chefe da missão New Horizons.

As partículas da neblina provavelmente são vermelhas ou cinza, mas a maneira como elas refletem a luz azul chamou a atenção da equipe da New Horizons.

“É impressionante a tonalidade azul que nós vemos na composição das partículas de neblina. Um céu azul muitas vezes resulta da dispersão de luz solar por partículas muito pequenas. Na Terra, essas partículas são pequenas moléculas de nitrogênio. Já em Plutão aparentam ser maiores, apesar de ainda muito pequenas”, diz Carly Howett, da Nasa.

A sonda da NASA continua a mandar informações recolhidas durante o seu voo histórico sobre o planeta anão no dia 14 de julho. A imagem recebida nesta quinta-feira (8) veio da câmera Lorri e foi feita quando a New Horizons passou pelo planeta anão, olhando para trás para ver a luz solar tocar Plutão

Internacional