Mostra de arquitetura e decoração atraiu 100 mil

By | 27/06/2015

Reunindo as principais tendências de arquitetura e decoração para 2015, a 5ª edição da mostra 100% Design, que se encerra amanhã, no Shopping RioMar Fortaleza, atraiu atenção de cerca de 100 mil pessoas durante os 45 dias de evento. Além da quantidade, o curador Omar de Albuquerque, que é colunista de decoração e design do Diário do Nordeste, destaca também a qualidade do público frequentador, que demonstrou bastante interesse pelos ambientes expostos.

"Atraimos o público que queríamos, que são as pessoas à procura de um produto com valor agregado mais alto, além daqueles que estão interessados na contratação de um profissional de arquitetura. Fora isso, despertamos um grande interesse em um público que inicialmente não estava interessado", comenta Omar de Albuquerque, ressaltando que todos os ambientes foram bastante elogiados. "Impossível escolher um único destaque", complementa o curador.

Com patrocínio da Hipercor, a mostra foi organizada em um espaço de 4 mil metros quadrados, com 17 ambientes projetados por um total de 19 arquitetos. Alguns dos móveis e adornos que compõem os ambientes da exposição puderam ser adquiridos pelos visitantes, através dos estandes das lojas parceiras que estão disponíveis no espaço.

Gratuito e abrangente

A escolha por fazer a mostra dentro de um shopping, com entrada gratuita, explica o curador, teve o intuito de tornar o tema da decoração mais abrangente. "Você vai ao shopping fazer compras e, por acaso, acha uma mostra de decoração. Dessa maneira, aquelas pessoas que possuem menor poder aquisitivo e, de repente, não se sentem à vontade para entrar em uma loja do ramo, percebem que isso pode ser acessível", explica.

Orçamento

A mostra também proporcionou, segundo o organizador, a oportunidade de adaptar o orçamento disponível para a decoração da casa ou do apartamento às possibilidades que cada arquiteto oferece.

"Esse é um espaço de conceito, o arquiteto capricha quanto pode. Depois, as pessoas podem ir fazendo suas adaptações", orienta. Ao todo, o evento reproduziu vários ambientes de uma casa, como home office, suítes, garagem e espaço gourmet.

Novos eventos

Omar de Albuquerque revelou também que outros eventos do mesmo segmento devem acontece ao longo do segundo semestre deste ano. "Faremos a Casa de Cor Parangaba, no Shopping Parangaba, em agosto", ressalta.

Assim como no 100% Design, uma tendência que pode aparecer nos próximos eventos do segmento é o uso de materiais reciclados como mobílias. Peças de aproveitamento da construção de uma obra e principalmente pallets de madeira, por exemplo, foram vistas constantemente em meio aos móveis expostos.

"O desafio é que um profissional de decoração seja criativo e econômico", finaliza o curador.

Negócios