Militantes leais ao Estado Islâmico invadem universidade líbia, dizem moradores

By | 20/02/2015

Militantes que se dizem leais ao Estado Islâmico invadiram a universidade da cidade de Sirte, na região central da Líbia, nesta quinta-feira (19), dias após um vídeo ter mostrado os rebeldes desfilando em comboios.

Militantes islâmicos têm realizado incursões em partes do país produtor de petróleo do norte da África, aproveitando-se de um vácuo de poder resultante de uma violenta disputa entre dois governos rivais pelo controle do país.

Na segunda-feira, aviões egípcios alvejaram alvos supostamente do Estado Islâmico no leste da Líbia, depois que o grupo divulgou um vídeo mostrando a execução de 21 egípcios cristãos sequestrados em Sirte.

Na quarta-feira, o Egito e o governo oficial da Líbia pediram ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que retire um embargo armamentício e ajude na reconstituição do Exército para que os líbios possam enfrentar os jihadistas.

"O grupo assumiu o controle da universidade ontem", disse um morador de Sirte, pedindo para não ser identificado. Uma foto publicada nas redes sociais mostrava uma bandeira do Estado Islâmico na entrada da universidade.

"Há dois dias eles já haviam invadido o complexo administrativo da cidade e expulsado todos os funcionários."

Moradores de Sirte disseram que os militantes também assumiram o controle da emissora de rádio e outros prédios do governo. Um vídeo publicado em redes sociais mostrava um comboio de veículos paramentados com bandeiras do Estado Islâmico aparentemente circulando pela cidade.

Internacional