McDonald’s revela que usa dois derivados do petróleo na fabricação de batatas fritas

By | 29/01/2015

Uma série de vídeos divulgados pela rede de fastfood McDonald’s mostrou como realmente são feitas as batatas fritas tão famosas da empresa. E sim: o principal ingrediente é mesmo a batata. Mas, além dos outros 18 ingredientes principais, os que mais chamam atenção são os dois derivados do petróleo presentes na receita.

Um destes aditivos, o dimetil polissiloxano, é um silicone não tóxico, que tem como finalidade evitar a formação de espuma durante a fritura. Ela é bem comum na utilização de outros óleos, em lentes de contato, shampoos e em massinhas de modelar.

Porém, o ingrediente controverso é o TBHQ (butil hidroquinona), antioxidante utilizado como conservante. Em países como Japão e o Canadá, a substância não é permitida, pois algumas pesquisam relacionam seu consumo com incidentes de câncer. Já nos Estados Unidos e no Brasil, a quantidade do TBHQ não pode passar de 0,02% do total do óleo ou gordura de um alimento, meta fixada pela Food Drug Administration (FDA), nos EUA, e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aqui no Brasil.

Já o óleo de soja e outros ingredientes usados mais de uma vez durante o processo de fabricação das batatas, são contados como dois ingredientes diferentes.

O processo

O processo de fabricação realizado na empresa é um pouco longo. Primeiro as batatas são descascadas e fatiadas por máquinas, cortadas sempre do mesmo tamanho. Logo após, são "branqueadas" passando por um banho de molho para serem pré-fritas, com óleos de canola, de soja e de soja hidrogenado. Na próxima etapa são temperadas e recebem um jato de açúcar para ficarem com o aspecto crocante. Finalmente são congeladas com os conservantes e levadas para a loja, onde serão fritas e vendidas ao consumidor. O sabor característico do produto é garantido pelo saborizante natural de carne, trigo hidrolisado, leite hidrolisado e sal.

Já os conservantes, incluindo o dimetil possiloxano, derivado do petróleo que é usado para que óleo da fritura não faça espuma, são o ácido cítrico, retirado de frutas; dextrose, açúcar natural que garante a cor dourada; e o pirosfato ácido de sódio, que é antioxidante.

Já durante a fritura, realizada nas lojas, as batatas são colocadas em uma mistura de óleo de canola, óleo de milho, óleo de soja, óleo de soja hidrogenado, TBHQ (butil hidroquinona), ácido cítrico e dimetil polissiloxano.

Os vídeos

A rede de lanchonetes já lança há algum tempo vídeos onde esclarece os mitos sobre seus produtos. O programa "Our Food. Your Questions" (”Nossa comida. Suas perguntas”) é estrelado por Grant Imahara, apresentador do seriado Mythbusters, conhecido por realizar testes e derrubar mitos.

Ultima Hora