Margaret Hamilton, engenheira de Software da Apollo é premiada com a Medalha Presidencial da Liberdade

By | 25/11/2016

Margaret Hamilton stands next to a stack of Apollo Guidance Computer source code.

Quarenta e sete anos atrás, o primeiro ser humano pisou na lua durante a missão Apollo 11. Esse sucesso não teria sido possível se não com a equipe de 400.000 pessoas que trabalharam para garantir o sucesso da missão e a segurança dos astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins. Uma dessas 400.000 pessoas foi Margaret Hamilton. Em 22 de novembro de 2016, o Presidente Barack Obama premiou Hamilton a Medalha Presidencial da liberdade por sua contribuição que levou à aterrissagem bem sucedida da Apollo 11.

 

O primeiro contrato da NASA emitido para o programa Apollo (em agosto de 1961) foi com o Massachusetts Institute of Technology(MIT), para desenvolver o sistema de navegação e orientação para a nave espacial Apollo. Hamilton, uma programadora de computador, ia acabar levando a divisão de engenharia de Software do MIT laboratório de instrumentação (agora Draper Labs). Ciência da computação, tal como a conhecemos agora, vinha à existência na época. Hamilton liderou a equipe que desenvolveu os blocos de edifício de engenharia de software um termo que ela mesmo criou. Sua abordagem de sistemas para o desenvolvimento de software de Apollo e insistência em rigorosos testes foi fundamental para o sucesso da Apollo. Como ela observou, “não houve nenhuma segunda chance. Todos sabíamos disso.”

 

Em 20 de julho de 1969, quando, minutos antes de Armstrong e Aldrin pousaram na lua, o software anulou um comando para mudar o sistema de prioridade de voo do computador para um sistema de radar. A substituição foi anunciada por um “alarme 1202″ que que todos saibam que o computador de orientação foi executando tarefas menos importantes (como o radar de encontro) para se concentrar na direção o motor de descida e fornecendo informações de pouso com a tripulação. Armstrong e Aldrin pousaram na lua, ao invés de abortar a abordagem devido a problemas no computador. Na verdade, o software de orientação de Apollo foi tão robusto que nenhum bugs no software foram encontrados em qualquer missão Apollo tripulada, e foi adaptada para uso em Skylab, o ônibus espacial e os primeiros sistemas de fly-by-wire digitas em aeronaves. Hamilton foi homenageada pela NASA em 2003, quando ela recebeu um prêmio especial, reconhecendo o valor de suas inovações no desenvolvimento de software da Apollo. O prêmio incluí o prêmio financeiro maior que a NASA tinha apresentado a qualquer indivíduo até aquele momento.

 

Hoje, Margaret Hamilton está sendo homenageada novamente desta vez na casabranca. O presidente dos EUA Barack Obama escolheu ela para receber a Medalha Presidencial da liberdade. A mais alta condecoração civil dos Estados Unidos, é concedido àqueles que fizeram uma contribuição especialmente meritória para a segurança ou interesses nacionais dos Estados Unidos, para a paz mundial ou para culturais ou outros significativos públicos ou privados empreendimentos.