Jovens falam sobre experiência do Carnaval em retiros espirituais

By | 17/02/2015

Para os jovens que não são adeptos da folia, a cidade reservou opções atrativas para aproveitar o feriado de Carnaval com atividades voltadas para a espiritualidade. Entre palestras, grupos de estudo e festas temáticas, comunidades religiosas de diferentes crenças proporcionaram momentos de amadurecimento e reflexão sobre temáticas importantes do cotidiano.

Na Maraponga, o 17º Encontro de Mocidades Espíritas do Ceará (Emece), promovido pela Federação Espírita do Estado do Ceará (Feec), reuniu, entre os dias 13 e 17, cerca de 110 jovens, de 12 a 24 anos, na Casa de Virgínia Smith, para levantar questionamentos sobre os princípios básicos da codificação espírita. “Esse ano se comemoram os 150 anos do livro ‘O céu e o inferno ou a Justiça segundo o espiritismo’, então, todos as atividades são orientadas por essa obra3”, explica a coordenadora pedagógica do encontro, Michele Maranhão.

A novidade desta edição do encontro é a permanência dos jovens na casa durante os quatro dias, promovendo uma integração maior entre os participantes de casas espíritas diferentes. “Tá sendo uma experiência bem legal porque a interação com as outras pessoas é melhor e você consegue sentir melhor o ambiente, acaba aprendendo mais”, explica a estudante Amanda Cândido Barros, 18. Participando pela décima vez do Emece, ela destaca que a o cuidado com as atitudes que poderão influenciar a vida no futuro tem sido o maior aprendizado desse encontro.

Além dos jovens, as atividades do grupo contemplaram crianças de outras idades, no chamado pré-Emece. O encontro foi finalizado na tarde de ontem (terça-feira), com uma confraternização.

Construindo a santidade

Já a Igreja Batista Comunidade do Amor escolheu um tema instigante para debater com os mais de 160 jovens que participaram do "AcampaDentro – Geração 10: a santidade" que, segundo os próprios participantes, está relaciona a filtrar as tentações e obstáculos que o mundo impõe às rotinas. “Eu tô vivenciando muito isso na faculdade, porque você começa a ter certas influências e amizades, e tudo o que tem sido falado aqui, eu estou usando na minha vida”, revela a universitária Sâmila Guedes, 21.

Entre momentos devocionais, jogos, palestras, grupos de discussão e festas temáticas, os jovens aprenderam a importância de se relacionar espiritualmente com Deus. “Aqui é onde a gente se empolga, é onde o nosso espírito quer estar”, afirma o analista de banco de dados Iago Camelo, 22, que participa há 18 anos dos encontros.

Até o ano passado, o evento era realizado em hotéis fora da cidade. Segundo a pastora Andrea Bastos, uma das organizadoras, a decisão de realizá-lo em Fortaleza foi uma forma de se abrir à comunidade. uma das organizadoras do evento, a pastora Andrea Bastos. “A gente quer que todo mundo saiba que estamos aqui. Qualquer pessoa que nos procurar, para uma oração ou apoio, nós estaremos aqui”, garante. O AcampaDentro também foi encerrado ontem (terça-feira), com a Festa das Cores.

Renascer 2015

Passar para os católicos o conceito de um Carnaval diferente. Este é o objetivo do Renascer, cuja edição 2015 teve início no domingo, 15, e foi concluído, ontem, no Ginásio Paulo Sarasate. “O tema deste ano do Renascer foi A felicidade está aqui, para mostrar às pessoas que a verdadeira felicidade está no louvor a Deus”, disse Daniel Garcia, um dos coordenadores do evento.

Segundo Garcia, o Renascer 2015, que chegou a sua trigésima edição neste ano, contou, nos três dias, com a participação de cerca de 35 mil pessoas.

Ultima Hora