Jordânia e Israel assinam acordo de US$900 mi para ligar Mar Vermelho ao Mar Morto

By | 26/02/2015

Jordânia e Israel assinaram um acordo para levar adiante um projeto patrocinado pelo Banco Mundial que prevê a construção de uma unidade de dessalinização de água no Golfo de Aqaba, assim como de um duto ligando o Mar Vermelho ao Mar Morto.

A unidade será construída no porto de Aqaba, no sul da Jordânia e às margens do Mar Vermelho, e a água dessalinizada vai ser compartilhada entre israelenses e palestinos. A salmoura resultante do processo será enviada ao norte através de um duto de 180 quilômetros até o Mar Morto.

O projeto vai custar em torno de 900 milhões de dólares e levará cerca de três anos para ser concluído.

Autoridades jordanianas disseram que os dois projetos são cruciais para proporcionar uma fonte de água potável ao reino, que enfrenta um grave déficit de água, assim como para realimentar um Mar Morto em processo de encolhimento.

"O acordo vai ajudar a satisfazer a crescente necessidade de água para o desenvolvimento", disse o ministro da Água jordaniano, Hazem al Nasser, após a assinatura do acordo.

A unidade de dessalinização vai produzir ao menos 80 milhões de metros cúbicos de água anualmente, dos quais Israel irá comprar até 40 milhões de metros cúbicos. O restante será destinado à própria região de Aqaba.

Nasser disse que o duto irá bombear até 300 milhões de metros cúbicos ao ano de água do Mar Vermelho para o Mar Morto.

Ultima Hora