Irmãos gêmeos de escola pública no Jangurussu passam na UECE e na UFC

By | 23/01/2016
Ingressar no ensino superior público, e ainda mais no curso desejado, é o sonho de muitos estudantes que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) todos os anos, mas só aqueles que persistem no objetivo conseguem a aprovação. Os irmãos gêmeos Alan Sousa de Moura e Alex Sousa de Moura, de 17 anos, que cursaram o 3º ano do ensino médio na Escola de Ensino Fundamental e Médio Almirante Tamandaré, no bairro Jangurussu, conseguiram a aprovação.
 
Alan passou no curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará (UFC). Já Alex foi aprovado  para cursar administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE).
 
Além da aparência, Alan e Alex também são semelhantes no gosto pelos estudos e compartilhavam até as notas altas que tiravam nas avaliações escolares. Inclusive, Alex passou no curso de Gestão Contábil no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) de 2014, mas não pôde ingressar porque não iria concluir o ensino médio naquele ano. Os irmãos sempre estudaram juntos em escolas públicas do Jangurussu, na regional VI.
 
No último ano dos estudos na Escola Almirante Tamandaré, os gêmeos começaram a trabalhar no turno da manhã. Alex era jovem aprendiz de assistência logística, enquanto Alan é estagiário numa empresa próxima ao bairro onde mora. À tarde, os dois estudavam juntos em casa e, à noite, frequentavam a escola.
 
Com a aprovação em Administração, Alex já tem planos para o futuro. “Quero me formar, iniciar uma carreira, e futuramente abrir minha própria empresa”, afirma.
 
Além de Alan e Alex, outros dois colegas da escola também foram aprovados em universidades públicas pelo Enem. João Heládio Duarte passou em Engenharia Metalúrgica na UFC, e Marcos Vinicius dos Santos Sombra, em Ciências da Computação.
 
Balanço
 
Em 2015, segundo balanço do Governo do Estado, mais de 166 mil estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das escolas estaduais se inscreveram no Exame, o correspondente a 80,5% das matrículas nas duas séries. A presença nos dois dias de prova foi de 124 mil alunos.
 
Em 2014, 3.105 alunos da rede estadual de ensino foram aprovados em faculdades públicas. Os dados referentes ao Enem 2015, como o total de estudantes de escola pública aprovados e quais escolas estaduais mais se destacaram, ainda serão divulgados pelo MEC.

Ultima Hora