Homem-bomba mata 3 em Derna, na Líbia

By | 13/06/2015

Um homem-bomba explodiu na cidade líbia de Derna neste sábado, matando pelo menos três pessoas e ferindo mais outras cinco, enquanto militantes rivais lutavam pelas ruas, disseram moradores.

Autoridades não puderam confirmar a explosão em Derna, centro de lutas internas entre integrantes do Estado Islâmico e uma brigada rival de grupos islâmicos que lutam pelo controle da cidade.

Moradores afirmaram que militantes do Estado Islâmico e do grupo islâmico Majlis al-Shura têm se enfrentado desde a semana passada.

O Estado Islâmico tem prosperado no país do norte da África produtor de petróleo desde que dois governos adversários passaram a lutar pelo poder, deixando um vácuo de segurança após a guerra civil que encerrou o período de Muammar Gaddafi.

Nações europeias têm tido crescente preocupação com o avanço do Estado Islâmico além de seus redutos no Iraque e na Síria.

Os conflitos em Derna, ponto de encontro de longa data para jihadistas, eclodiu na semana passada após o assassinato de um líder do Majlis al-Shura. O grupo, ligado a ex-grupos rebeldes que lutaram contra Gaddafi, respondeu declarando guerra santa contra o Estado Islâmico na cidade.

Ultima Hora