Habitafor convoca 1.059 sorteados

By | 14/01/2016

Mais de 1 mil (1.059) contemplados no primeiro sorteio do programa Minha Casa, Minha Vida, realizado no dia 4 de dezembro, ainda não compareceram à sede da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) para entregar a documentação. O prazo para agendamento termina na próxima terça-feira (19) e as vagas remanescentes serão preenchidas pelos suplentes. O levantamento da Habitafor mostra que 2.245 das 3.304 pessoas sorteadas fizeram todo o procedimento necessário até o último dia 12.

> Prestação do ‘Minha Casa’ sofrerá aumento

Validação de informações

O processo de confirmação das informações prestadas inclui a pesquisa no Cadastro Único, que consiste no cruzamento de dados com sistemas como Cadastro de Mutuários, Sistema Integrado de Administração do Crédito Imobiliário, Cadastro de Inadimplentes, órgãos federais, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), regularização do Número de Inscrição Social (NIS), Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e apuração de renda formal – para confirmar que a família tem renda máxima de R$ 1,6 mil. Em caso de inconformidade das informações, a família sorteada é excluída do processo e o cadastro reserva é convocado.

A titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Eliana Gomes, destaca que foi sorteada uma lista complementar com 30% do total de unidades, totalizando 992 possíveis candidatos a beneficiários.

Das 3.304 unidades habitacionais sorteadas, 2,8 mil estão localizadas no Conjunto Alameda das Palmeiras, no bairro Ancuri e as 504 restantes ficam no Complexo Escritores, em Messejana. As primeiras moradias devem ser entregues em março.

É esperado que sejam realizados ainda outros dois sorteios no ano de 2015. Além das unidades sorteadas, os residenciais dos Escritores receberão mais 384 famílias oriundas do Programa de Locação Social, totalizando 3.688 unidades habitacionais.

Próxima sorteio

Os interessados em se inscrever para concorrer aos próximos sorteios das unidades do Minha Casa, Minha Vida devem procurar uma das setes regionais de Fortaleza, visto que a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) suspendeu até março a realização de novos cadastros, para assim, agilizar o atendimento aos agraciados no último sorteio do programa.

Além de concorrer a uma das cerca de 22 mil unidades do programa contratadas em Fortaleza, a inscrição possibilita também a candidatura ao programa de Melhorias Habitacionais, que promove reformas estruturais (em teto ou rachaduras) e instala banheiros com ligação à rede de esgoto em comunidades carentes de Fortaleza.

Além de concorrer também a candidatura do programa de Regularização Fundiária, que visa dar o "papel da casa" para moradores de conjuntos, feitos em regime mutirão, e de ocupações consolidadas.

Saiba mais

Documentos necessários

– Responsável familiar (chefe de família):

– Carteira de identidade (RG)

– CPF

– Título de eleitor

– Carteira de trabalho (mesmo se não estiver assinada)

– Último contracheque (caso tenha renda comprovada)

– Comprovante de endereço atual (do mês)

– Nome do posto de saúde em que é atendido

– Telefone para contato

– Esposo(a) / companheiro(a): idem acima, exceto comprovante de endereço.

– Crianças e adolescentes residentes no domicílio:

– Certidão de nascimento

– Carteira de identidade – RG (caso tenha)

– CPF (caso tenha)

– Declaração escolar contendo o número do INEP da escola (caso estude)

– Demais membros adultos residentes no domicílio:

– Carteira de identidade (RG);

– Carteira de trabalho, contra-cheque (caso tenha renda comprovada).

– Exclusão de pessoa falecida do CadÚnico:

– O responsável familiar deverá trazer original e cópia da certidão de óbito.

Negócios