Grupo Bagaceira de Teatro participará da Quadrienal de Praga

By | 12/06/2015

O grupo de teatro cearense Bagaceira foi um dos selecionados do Brasil para participar da “Quadrienal de Praga”, evento mundial da área cenográfica e de design da performance, que acontece de 18 a 28 de Junho. O ator, diretor, figurinista e artista plástico Yuri Yamamoto representará o grupo, levando a concepção visual da peça “Interior”.

O espetáculo é de 2013 e foi desenvolvido a partir da circulação do grupo pelos municípios de Tauá, Icó, Beberibe e Itarema. Com a bagagem e a referência do ator francês Maurice Durozier (do Théâtre du Soleil), eles investiram na figura da avó, em uma referência afetuosa e ligada às tradições.

Em “Interior”, duas senhoras centenárias – a avó e a neta – insistem em não morrer. Elas são caracterizadas por vestimentas que orbitam entre o tradicional e o moderno. São vestidos de chita, mas usados com tênis, por exemplo. Além disso, os atores sobem ao palco com máscaras distorcidas, representando a velhice, e em homenagem às máscaras dos caretas.

Quem quiser conferir de perto a apresentação do espetáculo, pode assistir a temporada de “Interior” no Centro Cultural Banco do Nordeste (Av. Conde d’Eu, 560 – Centro. Próximo à Catedral), nos próximos dias 13 (sábado) e 18 (quinta) de junho, às 19h, gratuitamente.

Saiba Mais

A Quadrienal de Praga, que acontece desde 1967, a cada quatro anos, apresenta na sua 13ª edição, em 2015, trabalhos de mais de 80 países, dos cinco continentes, em exposições de países individuais e regiões em três seções competitivas – Seção dos Países e Regiões, Seção da Arquitetura Teatral e Seção dos Estudantes.

Organizado e patrocinado pelo Ministério da Cultura da República Tcheca e realizado pelo Instituto de Artes e Teatro de Praga, o evento acontece tradicionalmente sob os auspícios do presidente da República Tcheca e com o apoio da Unesco e do Conselho da Cidade de Praga.

Ultima Hora