Festival Europeu de Filme Independente traz 25 produções para a capital paulista

By | 31/01/2015
Curtas-metragens, animações, filmes experimentais e documentários compõem o Festival Europeu de Filme Independente, em cartaz no cine Caixa Belas Artes, na Avenida Paulista, região central da capital paulista, com 25 produções que foram premiadas na mostra nos últimos dez anos, uma das mais importantes no mundo para a promoção de filmes fora do cenário comercial.
 
O festival, sediado na França, é itinerante e já passou pela África do Sul, Austrália, Espanha, Estados Unidos e Polônia. No ano passado, a mostra foi exibida no Rio de Janeiro e agora o público paulistano pode conferir as produções até a próxima terça-feira (3), no centro da cidade.
 
Entre os destaques está o documentário Cavedigger. O primeiro filme do diretor Jeffrey Karoff fala sobre o trabalho do escultor Ra Paulette. O artista, residente na região do Novo México, cria cavernas com paredes ornamentadas. O filme de 2013 ganhou uma indicação para Oscar de melhor curta documentário.
 
I’ve Only Just Begun é um musical produzido praticamente sem recursos por uma equipe de pouco mais de 60 pessoas. Dirigido por Elias Koskimies, o filme conta a história de Venuz Vulgar e seu grupo durante a jornada para São Petersburgo. Lá, eles pretendem prestar solidariedade a um amigo preso, acusado de violar as leis que proíbem “propaganda homossexual” na Rússia.
 
Gravado em apenas quatro dias, Four Roses ganhou o prêmio de melhor filme na categoria orçamento zero no Festival de Cannes. Dirigido por Kris De Meester, o filme faz reflexões sobre o tempo e as relações humanas a partir de histórias apresentadas dentro dos quartos de um hotel em um subúrbio de uma cidade industrial.

Ultima Hora