Facebook permite que você escolha quem cuidará do seu perfil quando morrer

By | 12/02/2015
Página de falecidos se transforma em memorial (Foto: Divulgação)

Quando uma pessoa morre, é comum que sua página no Facebook se torne um verdadeiro memorial de sua vida. Os amigos publicam fotos e compartilham mensagens de carinho relembrando os momentos que passaram juntos. Mas há também o outro lado: familiares que se sentem incomodados com a dor de continuar vendo o ente querido na rede social.

Para dar mais autonomia aos internautas em relação ao perfil de falecidos, o Facebook anunciou nesta quinta-feira (12/02) um novo recurso que permite que você escolha quem cuidará da sua conta quando você morrer. Uma vez que alguém reporte ao Facebook que uma pessoa faleceu, o site irá transformar o perfil oficialmente em um memorial, indicando a data da morte, e a conta passa a ser gerenciada pela pessoa que o falecido escolheu.

O uso é limitado, no entanto. A pessoa para quem você deixar seu perfil poderá somente escrever posts para serem mostrados na parte superior da timeline (para anunciar o velório ou compartilhar uma mensagem especial, por exemplo), responder a novos pedidos de amizade de membros que ainda não estavam no Facebook e atualizar a foto do perfil e de capa.

Só caso seja a sua vontade, o amigo terá acesso a fotos e mensagens privadas. Agora, se você não curte a ideia de ter pessoas escrevendo para você após sua morte, pode deixar informado que prefere ter sua conta excluída permanentemente.

"Ao falar com pessoas que enfrentaram alguma perda, percebemos que podíamos fazer mais para apoiar aqueles que estão sofrendo", diz o comunicado da rede social. "Nossa equipe é grata e se sente honrada por trabalhar para essas melhorias." Inicialmente, o recurso será testado apenas nos Estados Unidos, mas a companhia espera troná-lo acessível em mais países.

Revista Época Negócios