Extradição demora ao menos um ano

By | 12/01/2016

Cidade do México. A extradição do narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán Loera aos Estados Unidos poderá demorar pelo menos um ano, informaram fontes da Justiça mexicana, enquanto o criminoso permanece preso na mesma prisão de onde fugiu em julho.

"Estimo que o processo deve durar um ano ou mais", afirmou à Radio Fórmula José Manuel Merino Madrid, diretor de Assuntos Internacionais da Procuradoria Geral da República.

O funcionário informou que alguns processos de extradição levam de quatro a seis anos para serem definidos.

O processo de extradição para os Estados Unidos do narcotraficante teve início no domingo depois que a Interpol México executou formalmente duas ordens de prisão.

O presidente Enrique Peña Nieto havia se negado a extraditar Guzmán antes de sua espetacular fuga de julho passado, mas seu governo mudou de parecer após sua recaptura na sexta-feira passada.

Uma fonte da procuradoria, que não quis ser identificada, informou que Guzmán já foi notificado sobre o início do processo de extradição para os Estados Unidos, onde enfrenta acusações de tráfico de drogas em meia dúzia de estados.

Guzmán, no entanto, informa o comunicado da procuradoria, tem a possibilidade de recorrer da decisão.

Agora cabe à procuradoria apresentar a parte probatória do procedimento a fim de os juízes encarregados emitirem sua opinião jurídica.

Atraído por sua ambição de protagonizar um filme, Joaquín "El Chapo" Guzmán, o narcotraficante mais procurado do mundo até sua recaptura da sexta-feira, voltou à prisão da qual escapou há seis meses.

O narcotraficante especialista em construções de túneis para o tráfico de drogas e fugas foi preso pela segunda vez em uma estrada da cidade costeira de Los Mochis, Sinaloa (noroeste), sua terra natal, após fugir de um confronto entre militares e seus pistoleiros, que deixou cinco supostos delinquentes mortos.

Correndo pelo sistema de drenagem de Los Mochis, "El Chapo" foi detido na companhia de seu chefe de segurança.

Internacional