Exército sírio anuncia retomada de bastião rebelde em Latakia

By | 24/01/2016

O exército sírio anunciou a recuperação da cidade de Rabia, principal bastião rebelde na província de Latakia. A informação é da agência de notícias oficial Sana e do Observatório de Direitos Humanos.

Segundo uma fonte militar, as forças regulares, com a ajuda de milícias governamentais, conseguiram derrotar os rebeldes (opositores do presidentes Bashar al-Assad), além a apreender seu armamento. O número de mortos no confronto não foi divulgado.

De acordo com o Observatório de Direitos Humanos, a operação militar foi comandada e executada por oficiais russos, com a ajuda do Exército sírio e de milícias de várias nacionalidades. A ofensiva contra os rebeldes foi realizada por bombardeios aéreos.

No norte de Latakia, as forças de segurança enfrentaram o grupo terrorista Frente al-Nusra, braço sírio da Al-Qaeda, e outras facções aliadas.

Desde o início do mês, o Exército sírio vem recuperando o controle de zonas ao norte da província, como a cidade de Salma. A retomada foi uma das vitória mais significativas desde que a Rússia passou a intervir na guerra.

O conflito armado na Síria já dura cinco anos. Mais de 250.000 pessoas morreram e outras 11 milhões foram desabrigadas, segundo o Observatório.

Internacional