Egídio Serpa: Os graus da Pague Menos

By | 30/12/2015

Empresa de capital aberto, a Pague Menos está neste instante sob análise da Fitch Ratings – uma das três maiores agências mundiais de classificação de risco. Dentro de 90 dias, a Pague Menos, que tem da Fitch uma classificação AA- (duplo A menos, o que já é um invejável super-grau de investimento), poderá ter uma nova classificação: o AA (duplo A). Foi essa invejável posição da Pague Menos motivou o General Atlantic, grande fundo de investimento dos EUA, a aplicar R$ 600 milhões na companhia cearense, que, agora mais capitalizada, antecipará seu plano estratégico, que prevê para 2017 uma rede de 1 mil farmácias em todos os estados brasileiros, onde, aliás, ela já está. Hoje, ela tem pouco mais de 800 unidades. A Pague Menos está pronta para um IPO.

Mágico

Terá de ser prestidigitador o ministro Nelson Barbosa. Os governadores querem dele recursos para cobrir a queda de receita – como se a receita da União também não tivesse caído. O PT quer investimentos para tirar a economia da estagnação e criar empregos. Só mágico.

Ajuste

Subiu ao telhado a ideia de recriação do Imposto do Cheque – a CPMF, que é uma das armas com que conta o governo para fazer o ajuste fiscal. Mas ajuste fiscal digno do nome é aquele que corta despesas do governo. E o governo rejeita essa ideia.

A irresponsabilidade fiscal

Enquanto pega fogo o circo da economia e da política, o presidente do PT, Rui Falcão, joga mais gasolina na fogueira. Ele sugere que o governo da presidente Dilma, cujas pedaladas jogaram o País no abismo, assuma a total irresponsabilidade fiscal, reduzindo juros, liberando crédito via bancos públicos e fazendo investimentos, com o que a população retomará a confiança na economia. Ora, não foi a economia que perdeu a confiança da população, mas o governo, que agora, com seu novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, tenta consertar os erros.

Água

Osmar Baquit, secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura do Ceará, vê com otimismo o novo Plano de Outorga de Água em elaboração na área da Cogerh e da Adece. Baquit também considera que a agricultura irrigada precisa de rígidos critérios para o uso eficiente e correto da água.

Bom

Edilmar Norões

Ontem, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, inaugurou o Posto de Saúde Edilmar Norões, na Rua K com Rua H, s/n – Rosalina, no Parque Dois Irmãos. A população festejou o evento.

Ruim

Internet

Conselho a quem quer comprar pela internet: faça-o somente por meio de lojas com credibilidade e tradição no mercado. Esse mercado, aliás, é infestado de bandidos, que agiram no Natal.

Livre Mercado

Da Secretaria do Planejamento: "O Seguro de Vida do servidor público estadual, bem como o auxílio funeral, devem atender a servidores que mantenham vínculo funcional com o regime estatutário, o que não se encaixa na condição dos inativos, segundo parecer da Procuradoria Geral do Estado. O referido parecer conclui pela não cobertura dos citados benefícios aos inativos, por entender que no ato da aposentadoria o servidor rompe o vinculo funcional com o regime estatutário e laboral".

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/egidio-serpa

Negócios